Há vários assuntos sobre as mudanças hormonais que acontecem no corpo de uma mulher durante a gestação, causando mudanças físicas e emocionais. O que muitas pessoas não sabem é que essas alterações podem estar ligadas a saúde bucal. O aumento de hormônios, por exemplo, pode colaborar para a inflamação da gengiva, principalmente quando existe a predisposição a ter o problema.
A gestante portadora de doenças gengivais tem maior tendência em dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso. Essas doenças podem aumentar os níveis dos fluídos biológicos que estimulam o trabalho de parto. A boca é porta de entrada de várias doenças, e não deve ser desassociada da saúde da mãe e do bebê.
As doenças bucais mais comuns que podem ocorrer durante a gravidez são a gengivite e a erosão dentária. A gengivite ocorre devido as alterações hormonais. Já a erosão dentária pode acontecer em grávidas que possuem refluxo, azia e vômitos, principalmente nos primeiros meses de gestação.
A periodontite também é outro problema – é uma inflamação dos tecidos periodontais, ou seja, aqueles ao redor do dente, assim como qualquer inflamação ela pode causar alterações químicas no organismo aumentando o risco de um parto prematuro.
Os micro-organismos da placa bacteriana dos dentes da mãe vão para a corrente sanguínea e lá estimulam a produção de prostaglandinas (substância hormonal), causando contrações no útero, e podendo acelerar o trabalho de parto.
A mulher normalmente se preocupa apenas com questões que dizem a respeito à gravidez, e deixando de lado os cuidados da saúde bucal. Ter um plano odontológico neste momento é de grande apoio para a realização da prevenção/manutenção da saúde bucal.
Se você não tem ido ao dentista por falta de dinheiro, não perca mais tempo, pois, os valores são acessíveis.
Existem Planos a partir de R$23.
Clique aqui e escolha o plano perfeito para você.