14 dicas para o cuidado com a saúde durante os próximos meses

O isolamento social pelo qual passamos teve seu lado bom, pois repensamos algumas coisas importantes, como os cuidados com a nossa saúde. Muitas pessoas optaram por contratar um plano de saúde para terem mais cuidado com a saúde e fazerem um check-up, adotando novos hábitos, melhorando a saúde e a qualidade de vida.

Atualmente, com o avanço da vacinação no país, muitas empresas estão solicitando que os profissionais retornem para o escritório para o trabalho presencial.

Nosso objetivo é dar algumas dicas simples que acreditamos que você possa incluir em sua rotina, para aumentar o seu cuidado com a saúde e para que o plano de saúde seja usado somente para acompanhamento e suporte do seu médico.

Leia o artigo e tente inserir algumas dessas dicas em sua rotina. Em pouco tempo, a sua saúde terá melhorias e você e sua família terão muito mais tranquilidade.

1. Medidas de Prevenção à Covid-19

Os números de mortos da Covid estão melhorando ou, pelo menos, estão controlados, mas a pandemia ainda não acabou. Portanto, ainda não é hora de baixar a guarda, deixar de ter cuidado com a saúde e abrir mão dos protocolos de segurança. É fundamental manter todos os cuidados recomendados pelos órgãos sanitários. Os próprios planos de saúde estão dando dicas para seus beneficiários.

2. Acompanhamento Médico

A primeira coisa é agendar uma visita ao seu médico ou pela telemedicina que é mais seguro, e fazer aquele check-up completo. Assim o médico poderá indicar alguma outra especialidade ou até mesmo um tratamento específico para que você cuide da coisa mais importantes da sua vida: a sua saúde e de sua família.

O plano médico é a forma mais econômica de você fazer isso, possibilitando um grande cuidado com a saúde com um orçamento mensal previsível. Muitas pessoas estão tendo essa consciência e estão contratando um plano de saúde de acordo com o seu perfil e orçamento.

3. Telemedicina no Plano de Saúde

Durante a pandemia, a tecnologia foi uma grande aliada da população, e a medicina também utilizou desse recurso, possibilitando consultas médicas pelo smartphone ou notebook, por exemplo, para que as pessoas não abrissem mão do cuidado com a saúde. Isso permitiu que as pessoas fizessem suas consultas sem a necessidade de sair de casa e, com isso, ganharam tempo e economizaram com o custo do deslocamento.

4. Hábitos Preguiçosos

Com o isolamento social, nos acostumamos a ficar mais em casa. Muitas pessoas deixaram de cuidar da aparência e alguns não tiravam nem o pijama para trabalhar. Então, lembre-se que esse tempo já passou e, gradualmente, é preciso retomar à rotina e cuidar da aparência e da autoestima também, sempre pensando no cuidado com a saúde.

5. Reeducação Alimentar

Se você ainda não aderiu a essa importante rotina, nunca é tarde. Procure um profissional que possa ajudá-lo nessa tarefa. Procure fazer uma dieta balanceada e também se alimentar de 3 em 3 horas.

6. Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina importante para o corpo e é produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar. Além disso, você pode obter essa vitamina consumindo alguns alimentos, como gema de ovo, leite e peixe. Procure também fazer atividade física ao ar livre.

7. Atividades Físicas

Após autorização do seu médico e adoção das medidas de prevenção à Covid-19, entre de cabeça nas atividades físicas, em especial, as realizadas ao ar livre. Atividade física é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida e manter o cuidado com a saúde.

Por exemplo, se você descer do ônibus ou carro de aplicativo uma quadra antes do seu destino final, ou substituir o elevador pela escada, isso representará um ganho importante. Ou, quem sabe, reservar um momento para praticar um esporte.

8. Esportes

Muitos não têm paciência para fazer uma atividade física e preferem fazer um esporte, como tênis, futebol ou dança. Não importa qual é o seu esporte preferido, o importante é sair do sedentarismo e se movimentar.

9. Sexo

O sexo também é muito importante, pois, além de ser muito prazeroso, traz diversos benefícios, como alívio do estresse, redução do risco de doenças cardíacas, aumento da satisfação conjugal, traz mais felicidade e ajuda a dormir melhor.

10. Sono

Muita gente não dá muita importância para o sono, mas a falta dele pode gerar indisposição, mau humor, além de prejudicar nosso raciocínio lógico e baixar a imunidade. Uma noite bem dormida é garantia de uma mente descansada e eficiente. Por isso, quando estiver na cama, evite ficar com a televisão ligada ou acessar as redes sociais.

11. Redes Sociais

Cuidado com o tempo dispensado nas redes sociais. Além de não serem a melhor forma de cativar amizades e manter o contato, muitas vezes nos faz perder momentos importantes com a família e amigos, uma boa conversa olho no olho e outros momentos prazerosos que vão te motivar e dar forças para enfrentar a rotina diária.

12. Laços Familiares

Quando nos sentimos aflitos e sufocados, uma boa conversa com nossos familiares ou com quem amamos, pode ser muito reconfortante. Porém, se você sente dificuldades em recorrer à sua família, converse com seu médico e explique os conflitos que envolvem a sua saúde. Se necessário, ele poderá te encaminhar para um terapeuta.

13. Terapia

Falando em conversa, todos têm um limite. É importante que você descubra qual é o seu, porém, para fazer essa análise, é necessário maturidade e coragem. Se você não está se sentindo confortável, não fique com medo, peça ajuda. Se preciso, converse com um terapeuta, que poderá te ajudar a encontrar alternativas para lidar com a sua situação.

14. Cultive Bons Pensamentos

Uma dose de otimismo diário é uma forma de focar no lado bom das coisas. Isso é um excelente exercício que pode auxiliá-lo no alívio aos pensamentos estressantes. Sempre acreditar que dias melhores virão e que as coisas irão melhorar pode nos ajudar a administrar o stress, a ansiedade e até a respiração plena.

Enfim, não deixe sua saúde em segundo plano. Lembre-se que, se você não estiver bem de saúde fisicamente e mentalmente, você dificilmente conseguirá viver plenamente.

Se você tem dúvidas ou interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre planos de saúde, estamos à disposição para te ajudar a encontrar um plano adequado ao seu perfil e ao seu orçamento.

Aproveite a oportunidade e leia o artigo que publicamos recentemente em nosso blog sobre carência e plano de saúde!

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