Seguro auto: você sabe como funciona?

A prevenção é a melhor amiga da segurança e garanti-la para o seu veículo pode ser muito mais vantajoso do que depender da própria sorte. Afinal, motoristas que escolhem a alternativa de adquirir o seguro auto evitam assumir sozinhos os prejuízos e as dores de cabeça causados por problemas com acidentes e roubos de carros.

Porém, antes de contratar um seguro automóvel, é importante entender como ele funciona, seus benefícios e as vantagens. Assim, você conseguirá escolher a alternativa ideal para o seu perfil e as suas necessidades.

Pensando nisso, neste artigo apresentaremos algumas dicas, explicações e orientações que poderão ajudar você no momento de contratar o seguro para o seu automóvel. Confira a seguir.

O que é e como funciona o seguro auto?

O seguro de automóvel é um acordo firmado em contrato. Esse acordo é feito pela seguradora e pelo segurado.

Com isso, se objetiva oferecer a segurança do veículo, com opções de cobertura para situações envolvendo acidentes, furto ou roubo do automóvel e ainda serviços de assistência 24 horas para diversas situações.

Dependendo da cobertura contratada, você poderá pagar uma franquia que funciona como uma participação no prejuízo, para poder acionar o seguro e receber a indenização da seguradora.

Seguro auto e proteção veicular são a mesma coisa?

Quando se começa a buscar soluções para ter mais segurança para esse ativo tão importante para a nossa mobilidade e rotina, é comum nos depararmos com esses termos. Mas saiba que eles representam produtos diferentes.

A proteção veicular refere-se a um grupo de pessoas reunidas por intermédio de um administrador ou organizador, geralmente, associações.

Tal grupo faz um rateio de custos caso um membro se envolva em casos de sinistros cobertos. É importante saber que esse tipo de produto não tem regulamentação pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e que não há fiscalização, como acontece com os seguros automotivos.

Além disso, apesar de, por vezes, a proteção veicular ser comercializada por valores menores, não há uma garantia confiável quanto à estrutura financeira e para o momento de recebimento das indenizações, e também não existe garantia jurídica, tendo em vista não ser um modelo regulamentado pela SUSEP.

Já o seguro auto, como vimos, oferece todas essas garantias por meio de um contrato que assegura todos os direitos e deveres entre as partes por ser um produto fiscalizado e regulamentado pela SUSEP.

O que o seguro auto pode cobrir?

Uma das características comuns aos seguros é a presença da cobertura, isto é, as situações cobertas com ressarcimento garantido por meio de contrato.

No caso do seguro auto, a cobertura, conforme a negociação feita com a seguradora, pode incluir situações envolvendo colisão, capotagem, derrapagem, roubo do veículo ou de partes dele, danos causados por terceiros e/ou por fenômenos naturais, como chuva com alagamento ou inundação, entre outros.

Como é feito o pagamento do seguro auto?

Geralmente, no contrato é definido um valor mensal ou anual, chamado de prêmio, a ser pago para a seguradora. Dependendo do plano que o segurado escolher, há as alternativas de cobertura parcial ou total do veículo.

Como não existe um modelo fixado de valores para os diversos tipos de automóveis, cada seguradora trabalha com a sua própria tabela.

Mas é importante saber que o que mais pode influenciar nos custos do seguro para o automóvel são a idade do veículo, o preço, o custo de peças, o perfil do motorista e os índices de roubo do modelo, por exemplo.

Dessa forma, o prêmio apresenta valores diferentes, o que ajuda a tornar tudo mais justo. Afinal, um motorista que apresenta perfil com menos risco merece ser reconhecido e recompensado por isso.

Por isso, nesse caso, cada ano que o segurado deixa de se envolver em um sinistro deverá representar um bônus em relação ao valor que será apresentado para a renovação do seguro auto.

Há mesmo vantagem em ter um seguro auto?

Saiba que é muito vantajoso ter um seguro de automóvel. Isso irá gerar mais tranquilidade porque se algum incidente ocorrer com o veículo, você não ficará desamparado e nem terá de lidar com um grande prejuízo financeiro.

Além disso, é importante pesquisar as seguradoras e os benefícios específicos dos contratos que elas oferecem, incluindo os serviços presentes na assistência 24 horas, como o de chaveiro, troca de pneus e muitos outros.

O que é e como funciona a franquia de seguro do automóvel?

A franquia se refere a uma pequena parte do valor do conserto do automóvel em que, em caso de acidente, o segurado irá pagar do seu próprio bolso para o conserto do seu veículo.

Essa franquia é cobrada quando há necessidade do conserto de danos parciais do automóvel do segurado. Já em casos de perda total, não há cobrança de franquia.

Os valores variam de acordo com o modelo de cada veículo e de acordo com a estratégia de cada seguradora, independente do perfil do condutor. A franquia têm por objetivo evitar que a seguradora seja acionada a cada pequena avaria que o veículo venha a sofrer. Se a franquia não existisse, as somas das indenizações subiriam significativamente e, em consequência, as taxas dos seguros acompanhariam a alta.

Quando o acidente ocorrer por culpa do segurado e a indenização tiver que ser paga ao terceiro, por exemplo, a seguradora paga o custo total do prejuízo sem cobrar a franquia, se o valor estiver dentro do “limite de indenização” que foi firmado em contrato.

Como funciona o acionamento do seguro auto?

Em caso de sinistro – incluindo colisão e roubo -, o segurado deverá contactar a sua seguradora. Todas as seguradoras oferecem atendimento por meio de uma central 24 horas.

Dependendo do incidente, a seguradora pedirá o Boletim de Ocorrência, que pode ser feito online em até 90 dias, quando não há vítimas. A seguradora dará toda a orientação para que o segurado lide com todos os processos relativos ao sinistro. No entanto, algumas corretoras de seguros, como a Long Life, cuida de todo o processo para seus clientes, trazendo tranquilidade e agilidade para que tudo se resolva o mais breve possível.

Como escolher o seguro auto?

Como vimos, ter um seguro auto é algo bastante vantajoso. No entanto, para obter mais tranquilidade e a certeza de fazer um bom negócio, é fundamental escolher a corretora e a seguradora criteriosamente.

Por isso, é importante pesquisar sobre a credibilidade da empresa no mercado, sua habilitação na SUSEP, quais são as coberturas oferecidas e se essas atendem às suas necessidades, a qualidade do atendimento oferecido, entre outros pontos.

Se você se interessou em obter os benefícios e a tranquilidade do seguro auto, saiba que a Long Life tem esse tipo de produto entre suas soluções.

Compartilhar

Confira também: