Coronavírus – conheça a ameaça mundial

Chineses utilizando mascaras de proteção contra o Coronavírus em ambientes públicos.

A doença tem sintomas parecidos com a pneumonia e pode matar.

ORIGEM

Os primeiros casos de infecção por Coronavírus surgiram na China e indícios apontam para um mercado que vende animais vivos para serem usados na alimentação na cidade de Wuhan.

Coronavírus visto por meio deu microscópio eletrônico

O Vírus é do tipo RNA que ataca os pulmões tendo como sintomas febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar ou insuficiência renal.

O nome Coronavírus vem de sua aparecia em forma de coroa visualizada por meio de um microscópio eletrônico “corona” significa coroa em italiano e espanhol.

Na china é muito comum à venda de uma grande variedade de animais vivos como alimento o que facilitou a transmissão do Coronavírus entre os animais e consequentemente aos seres humanos, porem até o momento não se sabe qual foi o principal animal transmissor. No momento o mercado está interditado pelo governo chinês para perícia.

Na china quase 500 pessoas já foram infectadas e cerca de 1400 estão sendo monitoradas pelo governo. Já foram identificados casos na Tailândia, Taiwan, Vietnã, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

TRANSMISSÃO E TRATAMENTO.

A transmissão do Coronavírus é feita por meio do ar através de gotículas da tosse ou respiração de pessoas e animais contaminados o que torno o Coronavírus altamente contagioso. Infelizmente, até o momento não há vacina nem remédio para combater o Coronavírus.

COMO SE PREVENIR?

Para se prevenir evite áreas de risco com muita aglomeração de pessoas, se for a ambientes assim proteja-se utilizando mascara. Evite contato com animais sem proteção e com pessoas que apresentem sintomas semelhantes aos resfriados e a gripe.
Carnes e ovos podem ser consumidos após o devido cozimento.

ESTOU NO BRASIL, PRECISO ME PREOCUPAR?

No momento não há nem um caso confirmado da doença no Brasil.

O período de incubação do vírus é de uma a duas semanas, o que torna possível que algum viajante internacional infectado chegue ao Brasil. Mas o governo Chinês já pôs em ação seu programa de contenção epidemiológica para isolar e bloquear o contato com pacientes infectados no país.

Diversos países estão tomando medidas de precaução como análise de temperatura dos viajantes em aeroportos incluindo o Brasil e a cidade Wuhan foi interditada, a festa do ano novo Chinês foi cancelada para evitar concentração de milhares de pessoas e uma possível disseminação do Coronavírus.

A saúde é o nosso bem maior e investir nela é uma atitude inteligente, pessoas inteligentes praticam atividades físicas, cuidam da alimentação e tem um Plano de Saúde para fazer exames periódicos junto do acompanhamento de seu médico.

O plano de Saúde é essencial nesse processo caso você não queira depender da morosidade do atendimento público no SUS.

Caso você ainda não tenha um Plano de Saúde CLIQUE AQUI!
Receba o contato de especialista da Long Life é rápido, fácil e o melhor gratuito.

Compartilhar

Confira também: