O Brasil tem centros de UTI suficientes para lidar com o coronavírus? AMIB pede aumento de pelo menos 20% das unidades da rede pública.

Hospital Divina Providência (Foto: Karine Flores)

O estudo de 2018 do Conselho Nacional de Medicina (CFM) dizia que menos que 10% dos 5.570 municípios brasileiros tinham uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo que se considerarmos apenas os leitos da rede pública era um total de 466 leitos, Hoje em todo o país contando com públicos e particulares temos 40,6 mil leitos segundo levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), sendo destes a menor parte sendo da rede pública e mais de 55% da rede privada. 

No Brasil hoje é discutido a contratação de mais 2.000 leitos para apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) com os casos mais graves da doença. Pois se levarmos em conta somente as UTIs com capacidade de atender um portador de corona vírus, que temos hoje disponíveis para o SUS, mais de 95% delas está ocupada.  

A recomendação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) foi que a contratação de pelo menos 2.960 leitos um aumento de mais de 20% do que já se tem na rede hoje. 

A operadora de planos de saúde especializada na melhor idade Prevent Senior, disponibilizou um hospital inteiro para seus beneficiários portadores ou com suspeita do novo coronavírus.  

O hospital fica no bairro do paraíso em São Paulo, e a informação dada pelo diretor executivo Pedro Benedito Batista Junior que circulou pelas redes socias nessa segunda (dia 16/03) e foi confirmado já no dia 17/03 pela diretoria da operadora.  

A medida foi tomada pois o maior público da Prevent Senior se faz por maiores de 61 anos, e o grupo de risco do COVID-19 (Novo Corona Vírus) são pessoas com doenças respiratórias crônicas, crianças, pessoas com problemas cardíacos e os de mais idade, sendo assim, a operadora decidiu se dedicar ao tratamento de seus benificiários. 

Hoje (20/03) temos mais de 150 mil casos ativos em mais de 180 países, e 10.405 mortes confirmadas, o COVID-19, a princípio parece uma gripe apresentando sintomas leves, como tosse seca, febre e dor de cabeça, então ele ataca os rins causando vômito e diarreia, tambem podendo atacar os pulmões com uma pneumonia grave. Nesses casos mais graves, se faz extremamente necessário para a vida do paciente a internação em uma UTI e o auxílio de respiradores para manutenção da vida. 

No Brasil apenas 25% das pessoas possuem planos de saúde, sendo que a maioria da população acaba assim tendo acesso a menor quantidade de leitos de UTI preparados para atender  casos mais graves do novo coronavirus, é por isso que nós da equipe Long Life, estamos sempre empenhados em trazer informação de conteúdo para vocês, pois nos preocupamos com cada um de vocês, e pedimos que nesse momento,  caso você tenha um plano de saúde, que você o mantenha, se  você não tiver, ou achar que o seu plano não está adequado para sua família, entre em contato com a nossa equipe, nós faremos o máximo para te entregar a proposta mais apropriada para sua necessidade. 

Long Life Planos de Saúde, sempre pensando em você e nas pessoas que você ama. 

Autor: Pedro Lucas S. Mourão 

Fontes: 

Folha de São Paulo 
COLLUCCI, Cláudia. Operadora de saúde de SP isola hospital para atendimento de vítimas de coronavírus , Folha de S.Paulo, São Paulo, 17 de mar. de 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/operadora-de-saude-de-sp-isola-hospita-pra-atendimento-de-vitimas-de-coronavirus.shtml

G1 
G1. Menos de 10% dos municípios brasileiros têm leito de UTI pelo SUS, diz levantamento do CFM, Portal G1, São Paulo, 12 de set. de 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/09/12/menos-de-10-dos-municipios-brasileiros-tem-leito-de-uti-pelo-sus-diz-levantamento-do-cfm.ghtml

G1 
G1. Brasil precisa aumentar em 20% o total de leitos de UTI para adultos no SUS para tratar coronavírus, diz entidade médica, Portal G1, São Paulo, 15 de mar. de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/15/brasil-precisa-aumentar-em-20percent-o-total-de-leitos-de-uti-para-adultos-no-sus-para-tratar-coronavirus-diz-entidade-medica.ghtml

Compartilhar

Confira também:

plugins premium WordPress