Descubra os benefícios e serviços do Seguro Residencial

Conheça as vantagens e os serviços que o Seguro Residencial oferece, além de deixar sua casa mais confortável e segura.

Antes de tomarem uma decisão importante ou realizarem uma compra, muitas pessoas procuram analisar o custo-benefício. Por isso, neste artigo, vamos mostrar a você os benefícios do seguro residencial.  

Quando falamos de seguro residencial, o principal item que o seguro irá proteger é a edificação, o imóvel em si, mas o que poucas pessoas sabem é que embora seja opcional, você também pode incluir os objetos da casa.  

A seguir, vamos esclarecer todas as principais dúvidas sobre o seguro residencial, além de apresentar os benefícios desse seguro que ainda pode oferecer diversos serviços para o dia a dia. Boa leitura!  

Quem pode contratar um Seguro Residencial?  

Vamos começar respondendo uma dúvida recorrente: quem pode contratar o seguro residencial? Por exemplo: “Posso contratar o seguro mesmo morando em uma casa alugada?”. 

O seguro residencial pode ser contratado tanto pelo proprietário legal do imóvel quanto pelo inquilino. Isso é uma excelente notícia para o inquilino, pois ele pode utilizar o seguro como uma forma de proteger o imóvel alugado.  

É importante esclarecer que o proprietário será indenizado, caso os danos tenham ocorrido com a edificação, ou seja, com a estrutura do imóvel. Já em caso de danos com bens e objetos no interior do imóvel, como móveis e eletrodomésticos, quem receberá a indenização será o inquilino.  

A cobertura básica do Seguro Residencial  

A cobertura básica é a cobertura mínima que você deve contratar em uma apólice de seguro residencial. Ela pode variar de seguradora para seguradora, mas em geral cobrirá os seguintes riscos: incêndio, queda de raio e explosão.  

Você pode personalizar sua apólice conforme os riscos do seu imóvel por meio da contratação de coberturas adicionais.  

Coberturas adicionais do Seguro Residencial  

Junto à cobertura básica, no seguro residencial é possível contratar coberturas como:     

  • Roubo ou Furto Qualificado;  
  • Vendaval, Alagamento e Granizo; 
  • Queda de Aeronaves;  
  • Impacto de Veículos;  
  • Desmoronamento Parcial;  
  • Responsabilidade Civil;  
  • Danos Elétricos. 

É possível ainda encontrar coberturas, como quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos, despesas de aluguel, despesas com hospedagem e mudança.  

Mas como você pode observar existem diversas coberturas que podem auxiliar a repor o seu bem em caso de imprevistos, tornando a sua casa mais segura, e garantindo que você será ressarcido para repor o seu bem danificado. Porém fique atento para contratar somente as coberturas necessárias – de acordo com o seu perfil – e com os riscos do seu imóvel.  

Por exemplo: não adianta contratar cobertura de mármore e granito, se você não possui esses itens em casa, ou contratar um seguro de queda de aeronave, se onde você mora não é rota de avião.  

Essa observação é muito importante, pois é comum as pessoas contratarem diversas coberturas que não vão usar e acabarem aumentando o custo do seguro residencial desnecessariamente.  

Serviços de assistência 24 horas para imprevistos do dia a dia  

Imprevistos acontecem e o problema pode se tornar ainda mais grave quando ocorre à noite, nos finais de semana e feriados, pois dificilmente você encontrará um profissional para ajudá-lo e, quando encontrar, normalmente o valor cobrado pelo serviço é alto.   

Com o intuito de estar ao lado do segurado em todos os momentos e com o propósito de trazer mais comodidade, a seguradora disponibiliza alguns serviços importantes, como de: encanador, eletricista, vidraceiro, limpeza, em suma, qualquer reparo emergencial que possa surgir em seu imóvel, você terá o apoio da seguradora. 

Por exemplo: se ocorrer um curto-circuito em sua casa, você pode ligar no telefone 0800 da seguradora e eles enviarão um eletricista para resolver o seu problema, reestabelecer a energia elétrica e solucionar até mesmo problemas com tomadas e instalações. Também funciona dessa maneira com as demais especialidades.  

O melhor é que, além desses serviços de praxe, existem outros mais específicos, como os que veremos a seguir.  

Home Office  

Atualmente muitos profissionais ainda estão trabalhando home office, o que aumenta a necessidade de um seguro residencial, pois muitos levam para casa equipamentos e dispositivos que são, muitas vezes, das empresas.  

Outro benefício interessante é que, em caso de imprevistos, a seguradora disponibiliza alguns serviços, como consultoria para melhoria do equipamento/computador, configuração de e-mail, suporte a software, aplicativos e sistemas operacionais, e até mesmo Smart TV e videogames.  

Pet  

Além de suporte aos equipamentos eletrônicos, seu bichinho de estimação tem benefícios. Algumas seguradoras oferecem um pacote para seus pets que inclui hospedagem, consulta e transporte ao veterinário, informações e até aplicação de vacinas em sua residência. Tudo para oferecer comodidade aos seus segurados.  

Eletrodomésticos  

A nossa vida está ficando cada vez mais digital e, consequentemente, estamos adquirindo novos equipamentos eletrônicos ao longo do tempo. Ciente dessa demanda, a maioria das seguradoras oferece um serviço de proteção para seus equipamentos em caso de problemas com instalação e fiação elétrica.  

Essa proteção é normalmente utilizada para consertos de eletrônicos e eletrodomésticos e pode ajudar muito. Porém, fique atento: algumas seguradoras estipulam coberturas e limites diferenciados entre as linhas branca e marrom.  

Tudo isso torna a sua casa segura, trazendo comodidade e bem-estar a todos os moradores.  

Bônus  

O clube de bônus é uma vantagem incrível, pois é considerado um prêmio ao segurado que não utilizou as garantias durante a vigência da apólice. No decorrer dos anos, você pode somar até 50% de bônus, deixando seu seguro ainda mais barato.  

O bônus pode ficar ainda maior, pois algumas seguradoras ainda disponibilizam um bônus extra para tornar o preço mais acessível, além de dividir em até 12 vezes no cartão de crédito, para incentivar o segurado a renovar a apólice de seguro residencial.   

Além de auxiliá-lo na reposição do seu patrimônio em caso de acidente e imprevistos, o seguro residencial também traz outros benefícios, como os serviços de apoio ao cliente.  

Isso deixa claro para o segurado que o valor investido no seguro residencial retorna para ele tanto nas garantias ao seu patrimônio quanto nos serviços à sua residência e escritório. Sem contar a paz e a tranquilidade que você terá por saber que o seu imóvel e sua família estão protegidos e que você poderá focar em coisas em outras prioridades.  

Quer saber como proteger melhor você, sua família e seus bens? Continue a acompanhar os posts do nosso blog!

Compartilhar

Confira também: