Seguro Auto e Proteção Veicular: Entenda as diferenças

A cultura do brasileiro é de um povo trabalhador e cumpridor do seus deveres. Por isso, estamos sempre atentos aos controles de gastos. Muitas vezes, o seguro é questionado e algumas pessoas procuram alternativas mais baratas para proteger seu patrimônio.

É justamente esse o tema do nosso artigo. Você já ouviu falar de proteção veicular? Nós vamos te mostrar que proteção veicular não tem nada a ver com seguro auto.

Constantemente nos perguntamos se o seguro auto é realmente imprescindível. Para ajudá-lo nessa avaliação, acompanhe as dicas a seguir.

Exposição

Se, por ventura, você tiver a infelicidade de ter seu carro roubado ou furtado hoje, como seria a sua rotina sem ele? Você teria condições de ir a uma loja para comprar outro no dia seguinte? Muitas pessoas levam em consideração não só o prejuízo financeiro como também os transtornos que irão passar. Por isso, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância do seguro auto. Quer outro exemplo?

E se você estiver dirigindo e atropelar alguém? Por mais cuidadoso que você seja quando está ao volante, é um risco que todos os motoristas correm. Você terá dinheiro para arcar com todas as despesas hospitalares, medicamentos e tratamentos de terceiros?

Seguro Auto x Proteção Veicular

O seguro auto é algo imprescindível para os proprietários de automóveis, mas muitas pessoas consideram o resultado imediato e analisam apenas o dinheiro economizado e não analisam os riscos que estão assumindo.

Alguns desses riscos podem ser ainda maiores do que ficar sem seguro auto – se, momentaneamente, você não puder pagar.

Você sabe a diferença entre seguro e proteção veicular?

A proteção veicular é um grupo de pessoas que se reúnem por meio de um administrador ou organizador. Esse grupo se compromete a participar de um rateio caso ocorra algum sinistro com o carro de um desses integrantes.

Análise

Agora que você já entendeu como funciona o mecanismo da proteção veicular, vamos te fazer alguns questionamentos e gostaríamos que você analisasse alguns pontos.

Vamos imaginar que uma pessoa tenha optado por uma proteção veicular.

  • Quem garante que essa pessoa vai receber a indenização em caso de sinistros com o seu automóvel?
  • Quem garante que os integrantes dessa proteção veicular vão pagar os rateios?
  • Se não houver recursos suficientes para pagar o reparo de todos os prejuízos, quem terá prioridade?
  • Imagine que essa mesma pessoa não tenha sinistro. De qualquer forma, essa pessoa terá que participar nos rateios.
  • Mas qual será o valor do rateio? E se esse rateio ficar muito alto, você terá caixa para pagar?
  • Quem controla esse caixa? Quem faz auditoria? Quem regulamenta esse serviço?

O fato é que, a pessoa que contrata uma proteção veicular sem fazer essa análise inicial, terá muitas incertezas. E se você reparar bem, essa pessoa vai deixar de ser segurado para ser segurador, pois terá sempre que participar no rateio de futuras indenizações.

Seguro Auto

A primeira diferença do Seguro Auto para a proteção veicular é que, quando falamos seguro, estamos tratando de uma atividade legal e regulamentada pelo governo federal. A Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP) é uma autarquia federal que, além de regulamentar, fiscaliza o mercado a fim de garantir os direitos dos segurados.

A SUSEP fiscaliza não somente as seguradoras, mas o mercado todo, ou seja, inclusive as corretoras e resseguradoras também. Além disso, toda seguradora é uma empresa S/A, de capital aberto. Por isso, passa por uma auditoria independente a cada seis meses, antes de publicar o balanço nos principais jornais do país. Além disso, a SUSEP exige que cada seguradora tenha uma reserva técnica, de acordo com os riscos que ela assume para que não ocorra nenhum desequilíbrio no sistema.

Quando um sinistro é comunicado à seguradora, automaticamente é criada uma reserva de capital para um possível pagamento. Esse procedimento visa garantir que a seguradora tenha recursos para a indenização após o término do processo de regulação do sinistro.

Com relação ao prêmio (valor que você paga de seguro), ele pode variar de acordo com o perfil do segurado, do modelo e valor do veículo e região de circulação. Isso é justo, pois os segurados que oferecem menores riscos de perda precisam ser recompensados com um custo menor de seguro. O mesmo vale para o tipo de veículo e região de circulação, quanto menor o risco, menos o prêmio. Não existe uma taxa fixa, o orçamento é elaborado por uma equipe de atuários e estatísticos que, com base em todos os dados coletados por muitos anos de estudo, com previsões futuras e muita tecnologia, buscam o equilíbrio para que as taxas sejam justas e também competitivas no mercado, mas que possam suprir as necessidades de pagamento de indenizações.

A cada ano que você passa sem sinistro, você acumula bônus para ter descontos em sua próxima renovação. Esses bônus podem ser transferidos de uma seguradora para outra, caso o segurado tenha interesse na mudança do seu seguro.

Corretor de seguros

O corretor de seguros é um profissional especializado e certificado pela SUSEP que poderá te ajudar a encontrar a melhor opção de seguro para o seu veículo e proteger você e sua família de riscos. Seguro auto deve ser feito somente através de uma corretora de seguros.

Enfim, agora que você entendeu a diferença entre essas duas modalidades, não corra riscos. Não permita que você tenha uma falsa sensação de que está seguro. Existem certas economias que não compensam, pois os prejuízos e transtornos podem ser incalculáveis.

Por isso, conte com os especialistas da Long Life. Eles poderão ajudá-lo a encontrar as melhores coberturas com as menores taxas para que você e sua família estejam, de fato, protegidos, e os valores estejam dentro do seu orçamento familiar. Para auxiliar nessa busca, os profissionais utilizam um sistema de multicálculo que busca, em poucos minutos, o preço em 11 seguradoras, assim você terá a melhor opção para o seu veículo.

Acompanhe as nossas redes sociais e conheça nossos trabalhos e também nossos especialistas. Você terá a oportunidade de conhecer diversos ramos do seguro e ver como essas coberturas podem ser importantes para você e sua família.

Compartilhar

Confira também:

plugins premium WordPress