Câncer e pandemia: como o plano de saúde pode ajudar, nesse momento

Veja como você pode se proteger de imprevistos, como o câncer, ao obter um plano ou seguro saúde

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, o isolamento social tornou-se regra para ajudar a conter o avanço da doença. Com isso, eventos, reuniões e tratamentos médicos precisaram ser adiados.

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) indica que 74% dos oncologistas tiveram um ou mais pacientes que interromperam ou adiaram o tratamento por mais de um mês durante esse período.

Outros dados que chamaram a atenção no estudo da SBOC:

  • 10% afirmaram que a redução de pacientes observada foi de 40 a 60%.
  • 28% dos oncologistas afirmaram que tiveram redução salarial.
  • 25% das reduções salariais foram previstas para um período de três meses ou mais.

O mesmo estudo aponta que essa situação foi mais sentida pelos pacientes atendidos pelo SUS. Cerca de 60% dos pacientes relataram impacto no tratamento durante a quarentena; enquanto entre os pacientes dos planos de saúde privados, o impacto foi sentido por 33% dos pacientes participantes da pesquisa.

Neste sentido, contar com um plano de saúde pode ser fator decisivo para a continuidade do tratamento e garantia de saúde. Continue a leitura e vamos aprofundar mais neste assunto.

Tipos de câncer mais comuns no Brasil

1 – Câncer de próstata

De acordo com o Inca, esse é o tipo mais comum no Brasil (sem considerar o câncer de pele não melanoma). O risco da doença aumenta depois dos 50 anos e, entre as principais causas do problema, estão fatores genéticos, o uso de anabolizantes, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação e obesidade.

2 – Câncer de mama

As causas mais comuns da doença são histórico familiar, menopausa tardia, menstruação precoce, colesterol alto, sedentarismo, entre outros. A detecção precoce aumenta a chance de cura. Por isso é importante fazer o autoexame para identificar se há caroço no seio, o sintoma mais frequente da doença.

3 – Câncer colorretal

Abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Se detectada precocemente, a doença é curável na maioria das vezes. Esse câncer geralmente é causado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica, de alimentos processados e de carne vermelha, pelo tabagismo e pelo sedentarismo.

4 – Câncer de pulmão

Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Seus sintomas dependem da localização do tumor no órgão, mas o paciente pode ter tosse seca, falta de ar, dor torácica, pneumonia e presença de sangue ao tossir.

5 – Câncer de estômago

Tem como fatores de risco uma dieta rica em alimentos processados, a obesidade e o consumo de álcool. De acordo com o Inca, cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com esse câncer têm mais de 50 anos. A doença, geralmente, não possui sintomas no estágio inicial, mas seu avanço causa sensação de inchaço depois de comer, náuseas, azia e indigestão.

6 – Câncer de colo do útero

A doença é causada pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção por esse vírus é frequente e não causa tumor na maioria das vezes. Porém, em alguns casos, pode acontecer uma alteração celular e a evolução para o câncer. Essas mudanças das células são descobertas facilmente no exame papanicolau.

7 – Câncer de cavidade oral

O câncer de cavidade oral inclui a mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca. O problema, que costuma surgir após os 40 anos, tem como principais causas o vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool e má higiene bucal.

Segurança para enfrentar o câncer

Funcionários e famílias protegidas por uma boa assistência em saúde têm mais segurança e confiança acerca da disponibilidade do tratamento. Por que os planos de saúde podem ser úteis neste momento? Confira algumas vantagens fundamentais:

1. Tratamento adequado com oncologistas

Não deixe o tratamento parado ou atrasado. O acompanhamento médico periódico é fundamental para o processo de cura. Com plano de saúde, você tem garantia de atendimento e o tratamento adequado.

2. Acompanhamento multidisciplinar

Além do oncologista, um paciente com câncer necessita de atendimento multidisciplinar, muitas vezes acompanhado por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, endocrinologista e mais. Portanto, para garantir atendimento completo, nada melhor do que ter toda assistência de saúde do plano à sua disposição.

3. Menos gastos durante o período de internação

Pagamentos particulares para tratamento do câncer podem ser muito dispendiosos e caros. Portanto, estar coberto pelo plano de saúde para realizar o tratamento completo sem custos extras é fundamental para não ser surpreendido negativamente durante este período delicado.

4. Credibilidade dos serviços de um plano de saúde

Ao escolher um plano completo e com histórico positivo, você estará assegurado pela assistência médica de qualidade para realizar todo procedimento em segurança e com confiança.

5. Possibilidade de acompanhamento após a doença

O acompanhamento multidisciplinar durante e após o tratamento de câncer é fundamental. Fazer o acompanhamento após o tratamento é importante para garantir que a doença realmente regrediu e não está voltando. Esse acompanhamento permite um diagnóstico realista e sempre alinhado com os mais recentes exames do paciente.

Conte com o suporte oferecido pela Long Life

A Long Life é especialista em soluções de saúde para você, sua empresa ou família. Contamos com uma série de seguradoras parceiras, com experiência em diferentes áreas, de planos de saúde aos seguros para negócios.

Os planos e seguros saúde da Long Life contam com convênios em grandes redes hospitalares por todo o Brasil.

Com atendimento especializado, os corretores da Long Life vão atender às suas necessidades, com uma metodologia que envolve diagnóstico, consultoria e acompanhamento periódico. 

Mas não deixe para contratar um plano ou seguro saúde apenas depois de um diagnóstico, porque os planos prevêem carências. Tenha sempre um plano de saúde para te proteger em todos os momentos.

Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe mais sobre o tratamento do câncer durante a pandemia e a importância de contar com uma assistência de saúde robusta e eficiente para garantir atendimento e acompanhamento de qualidade.

Fale com um de nossos especialistas e contrate os serviços da Long Life. Nossos serviços são gratuítos, somos remunerados pelas seguradoras e operadoras. Somos um parceiro dedicado a encontrar a melhor solução em planos de saúde e seguros para você, sua família, seu patrimônio e sua empresa. Experimente!

Compartilhar

Confira também:

plugins premium WordPress