Férias com a família: qual a importância do planejamento financeiro?

Férias com a família: qual a importância do planejamento financeiro?

Foi-se o tempo em que bastava colocar o dinheiro embaixo do colchão ou na caderneta de poupança para realizar os seus sonhos como, por exemplo, sair de férias com a família toda. Hoje, é preciso bem mais do que isso, mas sem planejamento financeiro, fica muito mais difícil alcançar os objetivos familiares.

Pensando nas famílias que têm dificuldades em iniciar um planejamento financeiro, elaboramos este artigo com algumas dicas úteis para você começar agora mesmo a pensar nas próximas férias com a família. Confira!

Férias com a família: a importância do planejamento financeiro

Fazer uma viagem de férias com toda a família, independentemente do destino, é sempre uma ótima oportunidade para estreitar laços e aproveitar os momentos de lazer após um ano de muito trabalho e dedicação. No entanto, muita gente se esquece que o planejamento de uma viagem de férias deve começar bem antes da data de embarque.

Sem o planejamento financeiro adequado, é impossível comprar passagens, reservar hospedagem, contratar passeios, providenciar vistos e passaportes, sem precisar usar parte da sua reserva de emergência ou mesmo sem se endividar.

No mais, sempre podem acontecer imprevistos antes ou durante a viagem e você precisará de mais dinheiro.

Por isso, o primeiro passo para uma boa viagem de férias com a família é planejar tudo com bastante antecedência.

Como fazer o planejamento financeiro para as férias

Veja agora como fazer um bom planejamento financeiro para as suas férias com a família em 5 etapas:

1. Escolha o destino

Converse com todos os membros da família para, juntos, escolherem com bastante antecedência o destino das próximas férias.

2. Defina a data das férias

Escolhido o destino, defina qual será o período das férias. Essa é uma decisão muito importante, pois impactará nos custos, já que na baixa temporada os custos serão bem menores do que na alta.

3. Estabeleça uma estimativa financeira

Com as datas e destinos definidos, chega a hora de estabelecer uma estimativa financeira para a viagem de férias. Não se preocupe em definir um valor exato para as férias, faça apenas uma estimativa do quanto pode gastar para fazer a viagem.

4. Faça uma análise financeira

Agora é hora de fazer uma análise financeira das suas possibilidades de realizar, ou não, a viagem que deseja. Neste momento, verifique se você já tem o dinheiro disponível ou se precisará economizar e juntar o valor necessário para as férias.

5. Não deixe de contratar um seguro viagem

Para evitar conflitos e aborrecimentos é muito importante a contratação de um seguro viagem, ele é um importante aliado para possíveis intercorrencias que podem vir a acontecer na sua viagem.
E fique atento se a sua viagem for internacional, alguns paises exigem que você contrate o seguro. Não deixe para ultima hora e já preveja esse custo no seu planejamento.

6. Execute o plano de ação

Na última etapa, é hora de executar o plano de ação, ou seja, comprar as passagens aéreas, adquirir os serviços que serão utilizados na viagem, escolher e reservar os hotéis e definir os gastos diários para despesas extras durante esse período de férias.

Tenha um roteiro bem estabelecido para a sua viagem de férias porque, dessa maneira, fica mais fácil identificar quais serviços e produtos precisarão ser adquiridos e o quanto você precisará reservar para cada dia de viagem.

Se você quer contratar um seguro viagem clique aqui e fale com nossos especialistas, vamos encontrar a melhor opção para a sua viagem ser ainda melhor.

Para não esquecer

O planejamento financeiro precisa se tornar um hábito no dia a dia de todos os familiares. Criamos o [artigo] Planejamento financeiro familiar: 5 dicas para gerar economia que vai te ajudar a se organizar melhor.

Hits: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.