Saiba como deixar sua casa mais segura e conheça mais sobre o seguro residencial

A casa própria tem muitos significados para diferentes pessoas e, nos últimos meses, passou também a ser utilizada como local de trabalho. Independentemente do que ela represente para você, o seguro residencial é indispensável.

Por mais que todos tomem cuidado, riscos e imprevistos sempre podem acontecer. Todos nós estamos sujeitos a isso e, quando possuímos um seguro residencial, tudo fica mais fácil.

O roubo talvez seja o maior risco, mas não é o único a que o seu imóvel está sujeito. Veja algumas dicas de como deixar seu imóvel mais seguro.

Dificulte o acesso

Fiquem atentos aos galhos de árvores e espaços no portão que possam servir como uma escada para pular o muro ou o portão, assim como ferramentas ou escada no quintal. Tudo isso facilita o acesso à sua residência.

Outro ponto muito importante é a questão das aberturas que, normalmente, os imóveis possuem, por exemplo, no telhado, no sistemas de exaustão e até mesmo no ar-condicionado.

Iluminação

A iluminação sempre foi uma ferramenta importante para evitar que sua casa seja invadida, por isso sempre mantenha todas as entradas da casa bem iluminadas. A iluminação interna é importante, pois passa a impressão que a residência não está vazia. Porém, tome cuidado, porque, quando a iluminação fica ligada o dia inteiro, indica que o imóvel está vazio.

Atualmente, já existem tecnologias, como as lâmpadas inteligentes, que podem ser controladas pelos moradores pela internet independentemente de onde estiverem. Os timers ou sensores fotoelétricos podem ser opções interessantes que ligam e desligam quando o dia escurece ou amanhece.

Cão de guarda

O bom e velho cão de guarda pode ser um auxílio importante. Quanto maior ele for, melhor, pois certamente desestimulará uma pessoa a invadir o imóvel. Treine o seu cão de guarda para não comer alimentos fora do seu prato ou até mesmo comida de estranhos e, por fim, evite que estranhos tenham acesso ao seu cão de guarda, pois invasores evitam cães desconhecidos.

Portas e janelas

Portas e janelas merecem uma atenção especial, pois são a maneira mais fácil de adentrar as residências. Por isso, é importante que fechaduras de qualidade sejam instaladas. A porta dos fundos e das laterais também merecem uma atenção especial. Para portas e janelas deslizantes, coloque cabos de madeira para evitar que elas sejam abertas.

Cercas e portões

Além de cercas e/ou muros altos, a cerca elétrica ou arame de proteção pode ajudar a dificultar o acesso à sua residência. Além disso, sempre verifique se os portões estão trancados.

Uma ferramenta muito importante é o portão eletrônico para carros, pois ele evita que a pessoa desça do veículo para abrir ou fechar o portão.

Antes de sair de casa, uma medida recomendável é verificar através das câmeras se há alguma movimentação estranha na rua.

Informações sobre você

Fiquem atentos às suas publicações nas redes sociais. Atualmente, os bandidos usam essa ferramenta para identificação e monitoramento de seus alvos.

Foi viajar? Se possível, interrompa a entrega de revistas, jornais e correspondências, ou peça para um amigo ou vizinho recolhê-los para não deixar a casa com aspecto de vazia.

Uma placa ou adesivo de uma empresa de segurança na parte externa da casa pode ajudar a inibir a tentativa de invasão da casa, pois os criminosos terão medo de serem filmados ou apanhados com facilidade.

Incêndio

Compre botijões somente de fornecedores conhecidos que sigam todos os controles de segurança e fique atento à validade da mangueira e do registro de gás, pois eles têm validade. Verifique a mangueira periodicamente e substitua por uma nova quando necessário. Além de ser seguro, isso pode trazer economia.

Se você usa um aquecedor a gás em sua residência, é sempre recomendável que ele fique em um espaço isolado e bem ventilado.

Se estiver na cozinha, jamais deixe as bocas do fogão acesas quando não estiverem sendo usadas e nunca coloque papel alumínio ou objetos de metal no micro-ondas, pois é muito perigoso.

Se você ou alguém da sua família for fumante, fique atento às bitucas de cigarro. Elas não podem, em hipótese alguma, serem jogadas diretamente no lixo. Tenha certeza de que estão totalmente apagadas.

Antes de utilizar um equipamento, verifique se a voltagem do seu aparelho é compatível com a da tomada. Se não for, além de queimar o equipamento, pode gerar curtos-circuitos e princípio de incêndio. Jamais deixe eletrônicos, como celular, tablet ou notebook, carregando sobre a cama.

Instalação elétrica

Costumamos dizer que é um risco oculto, pois nunca sabemos o estado da instalação elétrica. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), dos 1.502 acidentes de origem elétrica no Brasil, 583 resultaram-se em incêndios.

Isso mostra que, muitas vezes, tomar cuidado não é o suficiente para proteger o seu lar ou seu escritório. Por isso, o seguro residencial é indispensável para a casa onde você mora, para a casa que você aluga ou para a casa onde se localiza o seu escritório.

Seguro Residencial

Além de proteger seu imóvel e seus pertences, o seguro residencial tem alguns benefícios e serviços que são de extrema utilidade para você.

Os serviços podem variar de uma seguradora para a outra, mas é muito comum encontrarmos serviços de encanador, eletricista, chaveiro, conserto de eletrodomésticos, troca de telhas, limpeza de caixa d’água, entre outros. Tudo isso sem um custo adicional.

Como você já percebeu, os benefícios são inúmeros, mas, sem dúvida, o maior deles é a paz e a tranquilidade que você vai sentir em saber que o seu maior patrimônio está protegido.

Agora que você já entendeu como deixar seu imóvel mais seguro, clique aqui e baixe o nosso infográfico e conheça os principais seguros e soluções oferecidos pela Long Life.

Compartilhar

Confira também:

plugins premium WordPress